Entenda o que é bleisure, a nova tendência em viagens corporativas

Nova tendência nas viagens corporativas, o bleisure é a junção das palavras business (negócios) e leisure (lazer) e traz um conceito diferente de viagens a trabalho e viagens de lazer, diretamente ligado ao desempenho e satisfação dos colaboradores.

O bleisure funciona da seguinte forma: visando tornar uma viagem corporativa menos cansativa e mais prazerosa, dedica-se um tempo a aproveitar as opções de uma viagem de lazer. A prática torna o horário dos compromissos profissionais mais flexível, possibilitando desfrutar do turismo local e descansar antes de retornar à rotina habitual.

Para não prejudicar o rendimento no trabalho, é comum combinar os períodos, normalmente separando o tempo de folga para os finais de semana ou para os últimos dias da viagem. Outra característica é a presença de familiares ou amigos para curtirem os dias livres juntos do colaborador.

As vantagens do bleisure

Como dito anteriormente, este tipo de viagem está relacionado com a satisfação do colaborador, resultando de forma direta num aumento de produtividade e desempenho.

A busca pelos melhores resultados e por alcançar metas é um dos objetivos da grande maioria das empresas. Tornar o ambiente de trabalho mais prazeroso funciona para aumentar a motivação dos colaboradores. O bleisure também funciona como uma forma de fortalecer laços e aproximar os funcionários como em uma viagem de lazer, consolidando o trabalho em equipe e estimulando a conquista de resultados.

Para o colaborador as vantagens são ainda maiores. Além de ser uma oportunidade de sair do ambiente corporativo normal, torna-se uma chance de aproveitar um novo destino, conhecer pontos turísticos e aprofundar-se em uma nova e diferente cultura. O colaborador ainda pode viver essas novas experiências economizando dinheiro. Afinal, os gastos como passagens, hospedagem e alimentação costumam ser pagos pelas empresas, cabendo ao funcionário apenas as despesas extras.

Tendência bleisure

Buscando mensurar as vantagens desse tipo de viagens, institutos de pesquisa realizaram estudos para entender de que forma o bleisure influencia em um maior e melhor desempenho e na satisfação do colaborador.

De acordo com a Travel Weekly’s 2016 Consumer Trends Report, desde 2012 este tipo de viagem corporativa cresceu 12% nos Estados Unidos. O estudo aponta também que 78% dos entrevistados afirmam que combinar uma viagem corporativa com uma viagem de lazer é recompensador.

O estudo The Bleisure Report, realizado pela Bridge Street Global Hospitality com participantes do mundo inteiro, revela que 73% dos colaboradores enxergam a prática do bleisure como um benefício extra, que possibilita o contato com outras culturas, o aprimoramento do network, participação em grandes eventos e negociações, além de ser uma oportunidade de se recuperar do jet lag e de diminuir os níveis de stress.

Alguns números divulgados pelo estudo mostram que se trata realmente de uma tendência que veio para ficar no mundo corporativo:

  • 79% acreditam que a combinação de uma viagem corporativa com uma viagem de lazer colabora para o rendimento profissional durante o período;
  • 46% já estenderam uma viagem corporativa com alguns dias para o descanso;
  • 55% tiveram a companhia familiar durante o bleisure;
  • 60% dos colaboradores que já viajaram em um bleisure estão mais dispostos para ter essa experiência hoje do que 5 anos atrás.

Como aplicar o bleisure

Uma excelente alternativa para as empresas que querem manter seus colaboradores sempre motivados e focados no crescimento pessoal, profissional e da empresa, o bleisure deve ser bem estruturado para que os resultados obtidos sejam os desejados.

É necessária uma política muito bem estruturada, clara e definida. Afinal, a intenção é a de gerar mais desempenho e promover mais lucro, e não gastos. Por essa razão é necessário estabelecer as despesas que serão pagas pela empresa, fazendo um controle de gastos e até mesmo criando um sistema de reembolso.

O planejamento também deve ser bem feito pelo colaborador. Apesar de ter gastos reduzidos, os dias extras ficam por conta do funcionário, assim como a passagem, estadia e demais gastos no caso de algum familiar acompanhá-lo para os momentos de lazer da viagem. Economizar durante os dias de trabalho podem ajudar no controle financeiro e proporcionar uma liberdade maior na hora de descansar e se divertir.

Um bleisure bem aplicado tende a trazer múltiplos benefícios, tanto para a empresa quanto para os colaboradores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *