Você acha mesmo que está levando vantagem?

Talvez você tenha acompanhado a decisão de um tribunal australiano que condenou a Trivago, site comparador de preços de hotéis, de estar enganando seus clientes, em janeiro deste ano. 

Segundo o juiz responsável pelo caso, eles estariam promovendo propaganda enganosa direcionando os consumidores aos seus melhores parceiros Isso significa que o direcionamento era feito aos que pagam as melhores comissões, não às melhores opções para os consumidores.

Isso teria violado as leis do consumidor naquele país e, por isso, houve a condenação. A corte disse ainda que a empresa filtrava anúncios que não atingiam um mínimo de receita. “Estamos trabalhando para entender rapidamente as implicações desta decisão no design do nosso site e seu impacto geral no setor de viagens australiano e na maneira como os sites devem ser projetados na Austrália”, foi o comentário da Chefe de Comunicações da companhia, ao dizer que irão recorrer da decisão do tribunal.

Isso mesmo que você entendeu! Eles estão tentando repensar o modelo de negócio na Austrália. E no resto do mundo? Tire você mesmo suas próprias conclusões.

O fato serve para acender uma luz de alerta na maneira como passamos a comprar viagem. Ou pelo menos para que recordemos aquela velha frase: “There’s no free lunch!”.

A internet nem sempre é o melhor negócio

Será que o menor preço é mesmo o melhor negócio? Mas para quem? Será que as melhores avaliações são realmente representativas? Ou são filtradas para favorecer alguns produtos? Quem ou o que faz aquele hotel estar em primeiro lugar no ranking? E o que faz a localização dele ser excelente? Será que eu vou gostar dos arredores e do que tem por lá?

É por isso que, aqui na Ativa Turismo, costumamos brincar e dizer: nós não somos um código binário! Principalmente quando somos cobrados a oferecer os mesmos preços que esses sites. Nosso modelo de negócio é completamente diferente. Nós não vendemos tecnologia ou um produto, nós somos consultores. 

Qualquer um consegue reservar voos, hotéis e muitos outros serviços. E não, não somos inimigos dos sites e sistemas. Eles facilitam muito a nossa vida junto aos fornecedores. E justamente por também fazer uso dessa tecnologia é que descobrimos o quanto nossa consultoria é valiosa. 

O tempo que você não perde procurando o melhor preço (será?) ou lendo resenhas e opiniões (reais?); as dúvidas que sanamos quanto a vistos e vacinas; a parceria que temos com alguns fornecedores que nos garantem que você não terá problemas durante a viagem e o mais importante: pessoas com as quais falar. Principalmente quando você perde o avião, tem problemas com o hotel ou alguma emergência médica do outro lado do mundo. Faz diferença falar com a gente e com um chatbot, não faz?

E pessoas que prestam bons serviços precisam ser reconhecidas e ser remuneradas por ele. É o nosso negócio. Escolhemos fazer disso a nossa profissão. Estudamos e nos especializamos para isso; investimos tempo e dinheiro na nossa formação. 

Não somos um código binário! E não vamos tratar você como um! Iremos direcioná-lo para o que é melhor para você ou para a sua empresa.

Você ainda assim pode querer planejar tudo sozinho. É mais ou menos como decorar a sala de estar por conta própria ou chamar um design de interiores. No fim, você terá um ambiente novo de qualquer maneira, mas com resultados bastante diferentes.

 

Um abraço!

Cássia Mazella

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