Estamos a caminho do PIX. E você?

Em 19 de fevereiro deste ano, o Banco Central lançou um sistema de pagamentos e transferências instantâneos que poderão ser feitos em qualquer dia da semana e qualquer horário. Será possível fazer isso de forma rápida e segura, com o dinheiro disponível na mesma hora para o recebedor. Esse sistema estará disponível a partir de novembro e foi chamado de PIX.

A forma pela qual pagamos o que consumimos está cada vez mais dinâmica: já podemos sair de casa sem levar nem dinheiro e nem o cartão de crédito. Pagamos por aproximação, ou seja, é só colocar nosso smartphone ao lado da maquininha do cartão e pronto, transação efetuada. E poderíamos ainda falar sobre o pagamento por QR code, ATARband, etc.

Pode parecer uma surpresa para você, mas o Brasil tem um dos sistemas financeiros mais modernos do mundo. É por isso que a gente hoje vai falar um pouco dessa modernidade no setor de viagens corporativas.

A grande maioria dos clientes ainda nos solicita pagamento faturado e com prazos que vão de 30 a 90 dias. Então, vamos tentar explicar como isso funciona.

Como acontece na Ativa Turismo

Bem, na realidade, aqui na Ativa Turismo, funciona tudo exatamente como em qualquer outra empresa. Prestamos um serviço e damos um prazo para que nossos clientes nos paguem. Esse prazo gira em torno do prazo que nossos fornecedores (que ofereceram os serviços e consequentemente a vocês) nos dão. 

As companhias aéreas nos dão 7 dias de prazo e os hotéis em geral 15 . E não há negociação, um dia de atraso significa ter o sinal com o sistema de emissões cortado. Portanto, como podemos ter um negócio sustentável pagando o fornecedor em 7 dias e recebendo do cliente em 30 dias? De quanto fluxo de caixa estaríamos falando? Afinal, somos uma agência de viagens ou um banco?

Mas a modernidade está também ao nosso alcance no setor de viagens corporativas. E aliada ao tão desejado prazo. Além disso, com uma solução bastante simples, conhecida e transparente: cartão de crédito.

Além dos cartões de crédito normais, de plástico e com chip, há ainda cartões virtuais e cartões específicos para produtos aéreo e hotelaria.

O mais utilizado entre eles, o  EBTA / CPB  CPA (Cartão de Passagens Aéreas) oferece extrato detalhado que pode conter rota, nome do passageiro, valor, companhia aérea, data da emissão e centro de custos.

Outro diferencial é a inexistência de anuidade. Além disso, eles oferecem seguro viagem (vale verificar as condições) quando a compra das passagens é feita por meio deles.

Outras vantagens

Ainda não se convenceu? O prazo pode chegar a 43 dias, bem melhor que os 7 normalmente oferecidos pela companhia aérea, não acha? E alguns ainda possuem programas de fidelidade que revertem em pontos que podem virar premiação para a própria empresa.

Já o cartão virtual, de utilização ainda tímida, oferece bastante segurança em suas transações, uma vez que, com números únicos e habilitados para uma única compra, a chance de fraude tende a zero. Além disso, é possível controlar valor máximo, dias e horário para utilização, canais de compra, etc. E a conciliação da fatura é simplificada, pois o número único é para uma única viagem e para um único viajante.

E então? Que tal ganhar mais prazo de pagamento?

Abraços,

Cássia Mazella

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *